Prevenção do câncer começa com mudança de atitude

Em 04/05/2017

O Câncer atualmente é a segunda doença que mais mata no mundo, perdendo apenas para a doença cardiovascular, com uma expectativa de número de mortes por ano de 9 milhões. A estimativa do número de mortes por ano em 2030 sobe para 11,5 milhões.

Apesar de haver uma relação histórica dessa doença com a hereditariedade, em geral, apenas 5 a 10% dos casos são realmente hereditários. A grande maioria dos casos é conseqüência dos nossos hábitos.

Em média, 40% dos casos de mortes relacionadas a essa patologia podem ser evitadas pela redução do tabagismo, alimentação saudável, prática regular de atividade física, redução do consumo de álcool, controle de alguns vírus que são conhecidos fatores causais (como por exemplo o vírus da hepatite B e C e o papiloma vírus - HPV), eliminação de agentes carcinogênicos e diminuição da poluição. Essa é uma doença que resulta da combinação de fatores genéticos com fatores ambientais que são responsáveis por desencadear o processo de carcinogênese (formação de tumor), assim, transformam uma célula normal em uma célula tumoral em um processo que pode durar meses, anos ou décadas.

O conhecimento dos fatores de risco para o câncer, do processo de carcinogênese e das estratégias de prevenção assim como detecção precoce, podem evitar o aparecimento de centenas de milhares de novos casos e diminuir consideravelmente a quantidade de mortes pela doença. Conhecer esses fatores de risco e saber quais intervenções são capazes de evitar o aparecimento da doença ou mesmo detectá-la precocemente, é essencial para aumentar as chances de cura.

Esse conceito ainda é muito recente e pouco divulgado para a população que precisa ser conscientizada sobre quais medidas podem ser tomadas para reduzir o risco de ter o diagnóstico de câncer. São mudanças de hábitos de vida que podem ser capazes de evitar o aparecimento de milhares de casos novos e de mortes por essa doença ainda tão temida.

Pensando em divulgar esse conceito e em conscientizar a população, o Núcleo da Mama conta hoje com um serviço pioneiro e inovador de prevenção oncológica. O Núcleo de Prevenção Oncológica é composto pela parceria da nutricionista Thalita Cáceres especializada em nutrição anti-câncer e da médica oncologista Renata Cangussú, que agregou recentemente à sua formação um fellowship de medicina integrativa oncológica com enfoque na prevenção pelo Metabolic Medical Institute.

  • Núcleo da Mama:Prevenção do câncer começa com mudança de atitude




Veja outras notícias

Cadastre seu email e receba informações em primeira mão.

Cartilha

Clínica inova com serviço de diagnóstico rápido - Edição Setembro 2016

Clínica inova com serviço de diagnóstico rápido - Edição Setembro 2016

Abrasivo Digital